A Capital em busca da identidade de moda

16:01 / Postado por Conceito de Moda /



 

 








A busca da identidade ou uma formação cultural de moda depende de comportamentos e costumes de uma região.  Brasília ainda está em busca desta identidade. O fato é que a Capital é uma criança em um imenso país que possui diversas culturas regionais já arraigadas; sua jovialidade é fator preponderante na formação, ainda insipiente, de sua identidade. O Nordeste, por exemplo,tem uma diversidade de hábitos, tradições e um grande parque industrial de moda instalado no Ceará confirmam uma identidade já instaurada.

As regiões sul e sudeste também já possuem uma identidade de moda formada, especialmente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. É inquestionável o preparo destas “praças de moda brasileira” que já competem, em igualdade de condições, com o mercado internacional.   Os grandes estilistas brasileiros trabalham principalmente no eixo Rio  - São Paulo, onde o mundo da moda é respirado diariamente e com prestígio. Disputados circuitos da moda aparecem em dois eventos já consagrados no país - São Paulo Fashion Week e Fashion Rio     - que, a cada estação, leva á suas passarelas as mais belas vestimentas feitas por brasileiros.

No entanto, ainda não somos independentes no campo de fornecer tendências, o mundo da moda brasileira ainda necessita correr atrás para alcançar os espaços já conquistados pelos grandes estilistas estrangeiros. O universo da moda ainda se curva ante à tradição de eventos como: a semana de moda de Milão, Londres, Paris, entre outros acontecimentos importantes do mercado mundial.

Mesmo sendo o bebê do mundo fashion,o Brasil já brilha no mercado internacional. A Capital Federal dentro deste cenário, em crescente evolução estética, está começando a caminhar, cada vez mais, com as suas próprias pernas e já figura na lista dos grandes ciclos da moda. O  Projeto Capital Fashion Week, que nesse semestre presentiou Brasilia com uma edição especial sobre o cinquenta anos da capital federal. O evento e promovido por uma das pioneiras da formação da identidade modal da cidade, Márcia Lima. A concepção do evento, que cresce a cada ano, objetiva mostrar o produto produzido na cidade, descobrir novos talentos, traçar novos caminhos e contribuir com a formação da identidade da moda brasiliense. O circuito conta ainda com eventos e mostras de moda do Park Shopping, BsB Mix e o BFF e com nomes como Fernanda Ferruge ,Ezio Evy,  André Callagri, Marcio Santos, Juliana, Nagilamaria e Nilson Portuguez. Os investimentos confirmam o enriquecimento do setor; o resultado é o passaporte globalizado e tão desejado por este segmento do mercado.

Para os estilistas candangos a Capital esta preparada para brilhar no candidata no fornecimento de tendências; uma nova vitrine para o mundo.mundo da moda e nas mais prestigiadas passarelas do planeta. A Brasília está surpreendendo, mostrando que veio para ficar,  e que é forte.

 

1 comentários:

Comment by Fábio Leão on 30 de agosto de 2009 às 12:15

Concordo plenamente. Brasília ainda está se firmando no "pólo de moda". Ainda é tudo muito recente, mas com o tempo, sem sobra de dúvidas, a Capial vai crescer nesse campo, como já podemos observar. Prova disso são os eventos que acontecem com mais frequencia, como o Brasília Fashion Week, Brasília Fashion Festival, ParkFashion, além de cursos de graduação na área, como por exemplo, o curso de moda da Unieuro.
Ass.: Fábio Leão.

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